Piratuba 59 Anos

Piratuba 59 anos

Programação extensa, e quem ganha os presentes é a população

Piratuba comemorou ontem, (18/02) os 59 anos de emancipação político administrativo. O aniversário do município foi marcado pela tradicional corrida rústica e passeio ciclístico. As comemorações iniciaram ainda no dia 05 com várias atividades. A programação é diversificada, com assinaturas de convênios para salões comunitários no interior, entrega de casas populares, assinatura de convênio para construção de uma praça e quadra esportiva, inauguração de asfalto na área urbana, entrega de equipamentos agrícolas, apresentações artísticas, encontro de trilheiros, jeep raid, jantares, almoços e outros.  O Governador do estado, Luiz Henrique da Silveira, também participa do aniversário piratubense, com a assinatura do convênio para a pavimentação do acesso sul, que liga Piratuba à rodovia que leva à Usina Hidrelétrica Machadinho.

A história de Piratuba começou em 1910, quando a Brasil Railway construiu a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul e instalou, no baixo Vale do Rio do Peixe, um acampamento para seus operários.   Este antigo núcleo se chamou Vila do Rio do Peixe, permanecendo até 18 de fevereiro de 1949, quando foi elevado a categoria de município, com o nome de Piratuba, que em Tupi Guarani, significa "fartura de peixe". Os pioneiros, na sua maioria, vieram da colônia velha gaúcha. Em 1964, a PETROBRAS, em busca de petróleo na região, nas margens do Rio do Peixe em Piratuba, perfurou um poço que atingiu 2.271,30 metros. A empresa acabou descobrindo um lençol de águas sulfurosas de 38,6Cº a 674 metros de profundidade. Hoje Piratuba é o principal pólo turístico do Oeste Catarinense, possui uma rede hoteleira qualificada com mais de dois mil leitos e um parque termal amplo e moderno.

A programação de aniversário é extensa, já no dia 05 foi realizado o matinê dos Idosos em Lageado Mariano, no dia 09, A Festa da Cultura Cabocla em Zonalta, onde foram entregues tratores e equipamentos para o setor agrícola de Piratuba, dia 13, foram entregues casas populares no meio rural, no dia 14 assinatura de convênio para construção do salão comunitário da comunidade de Nova Beleza. No dia 15, sessão solene da Câmara de Vereadores, iniciando os trabalhos do Legislativo em 2008, dia 16, foi realizado o VII Jeep Raid Piratuba, 1ª etapa da Copa Oeste de Jeep Raid 2008.  No dia 17, o segundo passeio de Jeep nas trilhas das termas e almoço na comunidade de Uruguai. Na arena do balneário, foram instalados vários brinquedos do SESC para as crianças. Cama elástica, piscina de bolinhas, jogos e outros. Ontem, Piratuba comemorou seu aniversário com estilo. Às 6h alvorada festiva, às 6:30h café da manhã com o prefeito, Adélio Spanholi e secretários, transmitido ao vivo pela Rádio Comunitária de Piratuba. A tradicional corrida rústica reuniu 121 atletas, vindos de Concórdia, Irani, Ipira, Campos Novos, Erechim e Passo Fundo, além dos piratubenses. O passeio ciclístico contou com mais de 60 crianças. Além da premiação para os corredores, duas bicicletas foram sorteadas para as crianças, além de muitos outros prêmios. Após a solenidade de aniversário, com o pronunciamento das autoridades, apresentação do grupo de danças… e do Coral Harmonia, a criançada brincou e se divertiu com os brinquedos instalados do SESC na rua da Prefeitura.

Na terça-feira, 19 a programação continua, com a assinatura do convênio para construção do salão comunitário de Linha São José. Na quarta-feira dia 20, visitas as obras urbanas na parte da tarde. A partir das 18hs, no Centro de Eventos, o prefeito Adélio Spanholi assina convênio para a construção de mais um salão comunitário, o de Arroio Bonito. O Governador, Luiz Henrique da Silveira, estará em Piratuba e assina o convênio do tão sonhado acesso sul, que liga o balneário de Piratuba a rodovia que leva à Usina Hidrelétrica Machadinho. Haverá show com artistas locais e Banda Danúbio Azul.

Para o prefeito Adélio Spanholi, este é o grande momento do aniversário de Piratuba. "Todos estão sendo contemplados com a programação dos 59 anos do município. A área urbana recebe asfalto, os jovens uma quadra esportiva na sede do Lions Clube, o interior é fortalecido com equipamentos, novos centros comunitários e casas populares. Além disso, diversas atividades estão sendo realizadas. Mas o grande presente que Piratuba recebe é a pavimentação do acesso sul. São 4,2 km que serão asfaltados. Este trajeto liga o balneário ao acesso à Usina Hidrelétrica Machadinho. O governador assinará este convênio que é esperado há muito tempo, é um sonho de Piratuba", comemora Spanholi. Segundo dados da SANTUR, 54% dos turistas que visitam o município são do RS e metade destes passam pela Usina para chegarem.

Quinta-feira dia 21, assembléia festiva dos 44 anos do Lions Clube de Piratuba, no dia 22, "Causos de Galpão" e apresentações artísticas, no campo da Associação Atlética Rio Peixense. No dia 23, inauguração do asfalto na Rua da República e jantar de lançamento da Festa do agricultor 2008, em Linha Hachmann, no dia 24, acontece o IV encontrão de trilheiros, no dia 28, serão prestadas as homenagens aos destaques 2007 de Piratuba, que foram indicados na pesquisa realizada pelo Jornal Comunidade. E no dia 29, Jantar Italiano na Comunidade de Lageado Mariano. Ainda de 13 a 15 de março, fazendo parte da programação de aniversário, acontece o 7º Canta Piratuba, Festival Intermunicipal da Canção.