Maior usina solar do Sul do Brasil é inaugurada em Piratuba

MAIOR USINA SOLAR DO SUL DO BRASIL É INAUGURADA EM PIRATUBA

Evento realizado pelo Grupo ND, contou com a presença do Chefe do Executivo de Piratuba e diversas autoridades locais, regionais e estaduais.

Uma solenidade oficial, seguida de um almoço de confraternização, realizado pelo Grupo ND, marcou a inauguração da maior usina fotovoltaica do Sul do Brasil, sediada em Piratuba.

O evento que aconteceu na manhã desta terça-feira (19), contou com a presença de diversos prefeitos de municípios da região, incluindo o prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), e o vice Vanderlei Weber, além de secretários locais e vereadores, contando ainda com autoridades regionais, estaduais e o empresário Marcelo Corrêa Petrelli, presidente do Grupo ND, anfitrião do evento.

Bile foi convidado a fazer o uso da palavra e em seu discurso falou da importância do empreendimento na geração de energia renovável e no significado do parque gerador para o turismo local.

Segundo a equipe gestora do Grupo ND, foram investidos R$ 14 milhões para a construção da estrutura localizada na região do bairro verde, no interior de Piratuba.

O parque gerador é composto por 5.840 placas solares, que ocupam área de 40 mil m² (equivalente a cinco campos de futebol), e geram 2,6 MW (megawatts), energia gerada suficiente para abastecer 1500 casas, o que torna as operações empresariais da ND, incluindo jornais, plataformas, revistas, rádios e televisões, autossuficientes em energia no estado.

As obras para a usina começaram em abril de 2021 e tiveram também como parceiras a Celesc e a Prefeitura de Piratuba.

Segundo o Grupo ND, Piratuba foi escolhida por estar situada em um ponto de radiação solar perfeita, detectada em análise por meio de um software que olha 40 anos atrás e faz todo estudo de radiação solar, o qual foi decisivo para estabelecer o projeto no município.

Durante o almoço servido na praça de alimentação do Centreventos Piratuba, os convidados puderam acompanhar uma mostra artística do trabalho desenvolvido com os grupos folclóricos locais.